Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Evento na USP discute Governança da Internet e a importância da interdisciplinaridade

A discussão busca chamar atenção para a importância e os impactos gerados pelo uso generalizado da internet na atualidade.

Publicado por Ana Carolina
há 7 anos

A internet está presente nos quatro cantos do mundo. Uma parte considerável da população mundial consegue acessá-la no computador pessoal, em tablets, smartphones e computadores públicos.

Foi pensando nessa realidade - em que tudo está interligado ao ponto de poder gerar diversos prejuízos sociais - que o Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) realizará no dia 17 de agosto, na Escola Politécnica da USP, o I Seminário sobre Governança da Internet.

O tema sobre governança da internet pode parecer, de primeira, um assunto alheio a atualidade, mas na verdade, está presente no dia a dia de todos que acessam a internet. O professor e especialista em informática Flavio Rech Wagner, um dos palestrantes, afirma que “o conceito de Governança da Internet é bastante difundido e conhecido entre as comunidades mais preocupadas com os impactos do mundo cibernético, nos campos econômicos, sociais, culturais e políticos de nossas vidas. Mas, de fato, o conceito ainda é pouco conhecido do grande público, particularmente no Brasil.” Antigamente, essa era realmente uma questão que fazia parte de um pequeno círculo de interessados: empresários, políticos, interessados em domínios digitais. A expansão tecnológica, entretanto, tornou o acesso à internet imensuravelmente mais rápido, prático e eficiente. O tópico passou a ser, então, de interesse público e geral.

Pensando nisso, o CEST buscou organizar um evento que possa promover discussões e reflexões acerca da governança da internet e fazer com que o público entenda a importância do tema. Sobretudo, em um momento em que se discute um Projeto de Lei que busca a diminuição da quantidade de incentivos, na internet, ao suicídio entre jovens. “Os meios digitais têm hoje amplo impacto na sociedade. Assim, a discussão acadêmica sobre o assunto precisa necessariamente avaliar as múltiplas dimensões do impacto que ele causa”, afirma Wagner. O professor aponta, ainda, que é natural que a Governança da Internet passe a ser foco de atenção de múltiplas áreas de conhecimento, como economia, direito, ciências políticas, ciências sociais, etc.

O evento contará com profissionais atuantes em áreas de tecnologia relacionada ao Ministérios das Relações Exteriores, além de professores da Escola Politécnica da USP e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialistas no setor de ciência e tecnologia e na área de assessoria de políticas públicas.

O evento é gratuito e vale horas complementares com certificado digital. Para se inscrever e obter maiores informações sobre palestrantes e programação basta acessar o link https://www.doity.com.br/cest-governanca-da-internet.

O evento do CEST está também no Facebook. Confirme sua presença através do link https://www.facebook.com/events/1800385803305727/.

I Seminário Governança da Internet

Data: 17 de agosto de 2017

Horário: das 08h30min às 13h

Local: Escola Politécnica da USP - Auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres -

Endereço: Avenida Professor Luciano Gualberto, 71, Travessa 3, Butantã, São Paulo, SP - 05508-010

  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações93
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/evento-na-usp-discute-governanca-da-internet-e-a-importancia-da-interdisciplinaridade/485941835

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)